DealflowBR #73
Como o Messi Vai Devagar Para Ir Rápido, o Processo de Investimento na Astella, Dados de VC e Crescimento e uma reflexão sobre gestão de tempo.
Bom dia e feliz 2023!
Uma revisão bem rápida do meu ano de 2022 com a DFBR:
Tenho escrito menos por aqui e mais pela Astella. Mesmo assim foram 19 posts na DFBR, 44% taxa média de abertura e uma base que segue crescendo mais do que eu acho que tenho merecido (4,4k seguidores) 🙊. Obrigado!
Não vou prometer muito para quem acompanha por aqui, só que irei continuar explorando, estudando e compartilhando publicamente meus aprendizados e referência, seguindo meu propósito de ajudar founders e investidores com os desafios do dia a dia em Startups e de Venture Capital. E o canal aqui segue aberto para explorar esses temas comigo. Vamos em frente!🚀
Vá devagar para ir rápido
Meu primeiro texto do ano é sobre algo que tenho discutido com founders em pré-PMF. Basicamente, tentei trazer a ideia que o crescimento de uma Startup só importa depois que você começa a crescer. Depois que você lança o produto publicamente, o crescimento e a evolução será esperado pelos seus stakeholders. Por exemplo, investidores esperam que as metas de crescimento sejam cumpridas, seus clientes, que querem ver a evolução e notoriedade do produto, e as pessoas da sua equipe querem estar em uma empresa com PMF e em ascensão. Portanto, antes disso, se você tem tempo e foco para fazer mais experimentos e construir o produto, você deve construir e entregar o melhor e mais simples produto para encontrar o maior crescimento no ponto de inflexão. Link para meu texto.
Uma thread interessante no Twitter que acho é possível relacionar com isso, é sobre como o Messi "work smart" em campo. Estatisticamente ele é um dos que corre a menor quilometragem em campo em cada partida mas ainda é capaz de ser, na maioria das vezes, o melhor da partida. O autor comenta que ele caminha no campo nos primeiros 5 minutos de jogo economizando energia, e lendo como se posicionam seus oponentes, buscando encontrar suas fraquezas. Com isso, ele encontra espaços abertos no campo, para "ficar posicionado em posições de alto valor quando a mudança de jogo acontece".
Como o Messi, você não precisa correr o tempo todo. É preciso identificar os flancos e se posicionar no lugar e momento para entregar a melhor jogada. Vá devagar para ir rápido.
Reflexões da Astella
Recomendo o texto da Laura, GP e founder da Astella, sobre o que foi construído no ano passado dentro da gestora. Uma coisa que é muito legal de ver de perto é a evolução do nosso processo decisório. Como a gente decide o investimento é uma parte fundamental do nosso produto. Ano passado demos um passo importante nessa dinâmica, a Laura explicou super bem o racional nesse trecho:
"O processo de investimento – consenso vs. liderança
Vínhamos investindo por consenso. Com o passar do tempo percebemos que o esforço de alcançar o consenso em um time tão diverso poderia nos levar a uma dinâmica disfuncional - predominância de comportamento de groupthinking (isto é, quando alguém deixa de expressar sua opinião em prol de um consenso do grupo). Depois de bastante refletir, entendemos que poderíamos estar perdendo o grande benefício da nossa diversidade: a habilidade de construir teses e visões de mundo diferentes e que isso se refletisse nas nossas decisões de investimento e portanto na diversificação do portfólio.
Entendemos também que as maiores empresas no universo de VC não foram investidas por unanimidade, nem por consenso. Grandes gestores de VC investem com base em suas convicções, baseadas em visões de mundo, visões de futuro, ou seja, nas suas teses de investimento.
Nossa decisão de mudar o processo de investimento da Astella e permitir apostas individuais dos GPs veio de encontro ao nosso desejo de extrair o que há de melhor na diversidade do nosso time. Esse novo processo foi então pensado para criar momentos e rituais onde o grupo deve ajudar cada GP a mergulhar nas oportunidades, trazer insights e sugestões antes da tomada de decisão e depois do esforço coletivo de análise e aprofundamento, o grupo ajuda o GP na tomada de decisões, deixando claro a opinião de cada um, mas respeitando a decisão final do GP que promoveu a oportunidade. Definimos quais materiais deveriam ser criados para ajudar a todos neste aprendizado e análise, e desenvolvemos mecanismos para compartilhar as ideias e pontos de vista para ajudar e enriquecer o debate (colaterais do processo).
Muito nos anima experimentar um grupo mais participativo nas discussões e mais responsável por expressar opiniões e fundamentalmente por colaborar com o processo de detalhamento e descobertas das oportunidades de investimento que trazemos ao grupo. Além disso, nosso novo processo é uma ferramenta importantíssima de disseminação dos nossos valores e propósito e de desenvolvimento de novos investidores para que a gente consiga investir mais e agregar mais aos empreendedores que investimos e ao ecossistema como um todo. Buscamos que as nossas escolhas sejam cada vez mais condizentes com a construção de um futuro que privilegie respeito, qualidade de vida e sustentabilidade."
Se gostar dessa edição, não esqueça de enviar para seus amigos e parceiros também lerem.
Se quiser compartilhar para alguém ou em grupos via WhatsApp, clique no botão abaixo…
Benchmarking com as “Tops”
Dados dos estudos da Carta combinados com os benchmarkings de dados de crescimento da a16z dão um bom cheiro dos patamares e perfil de empresas sendo investidas pelos principais VCs.
A Carta, plataforma global de gestão de investimentos e captables de startups, publicou recentemente na sua newsletter alguns dados sobre pre-money valuation e tamanho de cheque.
Mas o que vale comentar é que os dados dos estudos da Carta são dos seus clientes, empresas na sua maioria com estruturas de capital da empresa nos EUA, e que pagam mais de $2,5k/ano para gerenciar o captable pela plataforma e fazer os devidos arquivamentos na SEC. Então, com isso dito, minha hipótese, e olhando para as informações dos gráficos acima, me leva a crer que clientes da Carta tendem a ser um nível top quartil ou top mediana dos investimentos em VC globalmente.
Do lado da receita, a a16z lançou recentemente um estudo de benchmarking de métricas de crescimento mostrando diversas métricas de referências sobre a jornada ao longo do desenvolvimento de uma Startups.
Da mesma forma, acho que são níveis altos em relação à mediana que é visto a "olho nu” no dia a dia do mercado ou até quando comparada com outros benchmarks. Segundo o próprio site do estudo, eles comentam que o dataset são de empresas do seu portfolio ou que compartilharam informações com eles em algum momento. Então, na minha análise também sugeriria que empresas do portfolio da a16z, ou do seu network, são a parte de cima de uma mediana de todo o mercado.
Logo, combinando as duas pesquisas, me leva a crer que para levantar rodadas aos patamares reportados da Carta, é necessário um crescimento em patamares altos como os reportados pela a16z.
Outras leituras interessantes:
Tempo até o Series-A
Dados interessantes da Precursor Ventures sobre tempo entre rodadas Pre-Seed, Seed e Series-A.
"Small is beautiful"
Lista de empresas que tiveram conquistas extraordinárias com equipe pequenas
Sobre gestão do tempo
Eu li há algum tempo esse texto e acho que nessa virada de ano é um conteúdo para compartilhar. Como o título sugere: "Você não tem Tempo, você só tem as Intenções". De fato, não podemos controlar o que vai acontecer no tempo no futuro, mas sim as nossas intenções.
Depois que comecei a pensar mais em intenção pros meus dias e semanas, tem me trazido maior alinhamento entre diferentes áreas da minha vida e, com isso, mais paz.
Boa semana! 🫶
Abraço,
Guilherme Lima (sobre mim)
”DMs are open”: Twitter | LinkedIn | Medium | Instagram
A minha newsletter é gratuita e o que me motiva escrever é poder interagir com mais pessoas. Se gostou, compartilhe com a sua rede.
Se quiser compartilhar via WhatsApp, clique no botão abaixo…
Veja também a minha Biblioteca com minhas referências de Boas Práticas, Templates e Exemplos para empreendedores e investidores de startups.
Nota final: a DealflowBR é minha newsletter pessoal sobre o mercado VC e de Startups. Todas as opiniões colocadas aqui são minhas e não necessariamente expressa a visão da gestora pela qual eu trabalho. São opiniões e conteúdos com o objetivo único de levar conhecimento e discussão, e NÃO de ser qualquer tipo recomendação de investimento. Fique a vontade para discutir comigo abaixo nos comentários ou respondendo este e-mail.