DealflowBR #06 - Os Negócios em 'Hiato'
O novo cenário para economia, o que estão pensando os investidores VC, sobre sucesso e propósitos, as curtas e mais...
Bom dia, espero que esteja salvo e resguardado como eu.
Antes de começar queria contar que eu traduzi e publiquei um belo texto que foi escrito em 1940 a partir de uma palestra de Albert Gray, vendedor e desenvolvedor de vendedores na área de seguros, com foco em seguros de vida, chamada “O Denominador Comum do Sucesso”.
Na minha opinião, este é um dos textos mais claros e simples sobre as razões que levam algumas pessoas a terem sucesso e outras não. O texto fez muito sentido pra mim quando relaciono com minha experiências com empreendedores que tiveram sucesso e outros que falharam, e pelo momento de dificuldade dos negócios que que estamos atravessando onde talvez sejam momento de reforço do propósito e criação de hábitos. Alguns destaques/spoilers:
“O denominador comum do sucesso reside no fato de que ele formou o hábito de fazer coisas que as pessoas fracassadas não gostam de fazer.”
“Pessoas de sucesso são influenciadas pelo desejo de obter resultados que os agradem. Pessoas que fracassam são influenciadas pelo desejo de métodos que os agradem e tendem a ficar satisfeitos com os resultados que puderam ser obtidos fazendo as coisas que eles gostam de fazer.”
“...os homens de sucesso têm um propósito suficientemente forte que o faz formar o hábito de fazer coisas que não gostam de fazer para atingir o objetivo que desejam.”
“…seu propósito deve ser prático e não visionário.…Mas, ao tornar seu propósito prático, tome cuidado para não torná-lo lógico. Faça disso um propósito do tipo sentimental ou emocional. Lembre-se de que as necessidades são lógicas enquanto o que se quer e os desejos são sentimentais e emocionais.”
Vale a leitura. Link pro post.
Agora vamos lá, pra análise dos últimos dias
Os negócios em hiato
O CoronaVírus segue mais do que nunca no centro das atenções com a onda de vez aqui nas Americas, tendo agora o EUA como epicentro de contágio no mundo.
Já é claro que os impactos serão pesados na economia com as consequências nos negócios já sendo percebidas. Algumas categorias já sentem mais que outras de acordo com os dados dos Cartões Elo:
O Itaú BBA revisou o crescimento dos PIBs de 2020 ao redor do mundo. No Brasil a expectativa de crescimento do PIB passou de +1,8% pré-crise para -0,7% pós crise. O relatório é bem completo e está disponível nesse link:
Gerindo os riscos e o caixa
Já existem diversos framework e instruções para gestão de crise para Startups. Na Orca Ventures, gestora de recursos que investe em empresas PMEs baseadas em tecnologia, que sou sócio, montamos um infográfico com o framework com o passo-a-passo medidas a serem tomadas. Os nossos Partners estão sugerindo e trabalhando junto com os empreendedores nesse framework. Para acessar o infográfico completo, clique aqui para ver.
O estrago econômico deverá ser grande e quem tiver liquidez - ou caixa - sairá menos abatido. Recentemente tive contato com essa ferramenta online gratuita chamada “Runway” para gestão do caixa para empreendedores de Startups e Venture Capital, feita pela Long Term Stock Exchange - bolsa de Startups que está sendo criada por Eric Ries, autor de Startup Enxuta, que já comentei na edição #03. Recomendo para aqueles que não tem um controle do seu caixa ainda. Link para ferramenta Runway.
Quem não tiver caixa deve repensar o negócio e renegociar com stakeholders em geral como fornecedores, bancos e governos. Tenho visto diversas medidas de governos voltadas diminuir o impacto do desemprego, redução custos e impostos aos negócios, e dar maior liquidez para empresas. A minha recomendação é que converse com pessoas, contadores, assessores, advogados e outros especialistas para entender o que está sendo feito pelo governo e como você pode usufruir dessas iniciativas para dar um maior ar ao seu negócio. A Campinas Tech, que coordena o ecossistema de inovação da região de Campinas, junto com a Endeavor, fizeram um post muito bom sobre acesso a capital nesse momento e listaram algumas novas linhas de crédito lançadas.
O clima dos Venture Capital e Anjos hoje
No ambiente de Investimento em Startups, falando com algumas pessoas do meio, tenho visto que também o momento é de cautela e a atividade de fazer novos investimento deverá se reduzir no curto e médio prazo:
Os negócios em geral estão parados e portanto o uso de recursos pela Startup não conseguirá ser utilizada para gerar melhor retorno do investimento. Muitos investidores disseram que seguem olhando normalmente por oportunidades, mas que serão mais seletivos e cautelosos com tanta incerteza no mercado.
A maioria dos investidores estão focados para dentro da casa, ajudando as empresas do portfolio e repensando a sua estratégia de alocação de investimentos.
Investidores anjo, principalmente os menos profissionais, tiveram suas carteiras de investimentos sacudida ou embaralhada devido a mudança de mercado, e deverão reduzir a atividade até terem mais certeza dos cenários para investimentos.
A captação de novos fundos de VC deverá levar um tempo maior para retomar, principalmente as dos ‘primeiros Fundos’. Nos EUA já existem algumas matérias sobre algumas gestoras de Venture Capital preparando uma redução do seu próprio quadro de funcionários.
Com a oferta de investimento mais baixa, ou sendo postergadas, o valuation médio das rodadas poderá se reduzir no curto e médio prazo, principalmente em rodadas de ‘late-stage’, mas não será tão abalado como mercado público, como de bolsa de valores.
Tentando ver o lado bom desse momento (na minha opinião)
Acho que o lado bom de tudo isso é que, na minha opinião,:
O Brasil é um dos países de mais sorte em relação ao combate do COVID-19. Por termos sido uma das últimas regiões a receber a grande onda de contágio do COVID-19, tivemos o privilégio de prever o futuro, ou o que aconteceu principalmente na Europa, e antecipar as medidas de mobilização por aqui. Agora é manter a disciplina e esperar o menor dano. De acordo com o Instituto Butantan o número de contágio está diminuindo em razão do isolamento.
Todo o Mundo finalmente está unido, porque entendeu que tem que estar - pessoas e governos, principalmente -, buscando ficar sincronizados para enfrentar o mesmo problema. Além disso, tenho visto muita empatia por fornecedores e parceiros colaborando com carências, descontos e outros benefícios possíveis para ajudar a manter a economia respirando nesse momento.
O Citymapper criou indicador que mede % das pessoas se movendo nas cidades em relação ao normal. Muito interessante!
Está sendo um momento diferente de muita reflexão pessoal no qual muitas pessoas estão passando mais tempo nas suas casas e com suas famílias, revendo valores, recriando hábitos e refletindo ideias pra vida.
Junto à reflexão, é incrível a mobilização de veículos de conteúdo com inúmeros de eventos, cursos, palestras abertas e gratuitos sobre temas relevantes e novos para pessoas aprenderem durante o isolamento.
Diversos movimentos para ajuda mútua. Startups ao redor do mundo provendo serviços de graça nesse momento turbulento:
Mobilização e apoio das pessoas em prol de negócios pequenos, local e, principalmente, com propósitos claros e humanos.
Começo a pensar que o grande susto e o que poderia nos abalar emocionalmente começou a passar, ou seja, já entendemos o que pode nos afetar, e agora só nos resta pensar e planejar com os recursos disponíveis o que faremos para superá-los no curto, médio e longo prazo.
Curtas
Lista de leitura da a16z para tempos incertos
Na última edição eu mencionei o texto do blog do fundo da a16z sobre Peacetime CEO / Wartime CEO (CEO de tempos de paz / CEO de tempos de guerra) que teve bastante interesse pelos leitores. Nessa última semana, a própria a16z postou um compilado de links pros seus textos sobre gestão em crise, gerenciamento de fluxo de caixa e psicologia na gestão. Bastante material que pelo menos guardar como referência. Clique aqui para acessar o link.
Audiência pública da CVM para evolução sobre a regulação de Crowdfunding de Investimentos
A CVM está lançando uma nova audiência para discutir iniciativas de evolução em investimentos através de plataformas de Crowdfunding como:
aumento do montante máximo de captação para R$10 milhões
aumento do faturamento máximo das candidatas até R$30 milhões
aumento do limite de investimentos para investidores não qualificados
sobre mercado secundário para negociação de ativos entre investidores da mesma oferta.
Turma YCombinator W20
Gosto sempre de revisar quais foram e o que fazem as Startups que estão passando pelo YCombinator, para estudar tendências e conhecer novas soluções.
Recentemente, o YC graduou a turma do Inverno de 2020 e a Contexto segregou em uma matéria as Startups Latino Americanas que estavam nessa turma, que contou com sete brasileiras. Se quiser conhecer as demais Startups que passaram, a TechCrunch fez um compilado com todas que se apresentaram no Demoday.
Empresa de patentes do Softbank processa empresas de testes de COVID-19
O Softbank é dono de uma empresa chamada Fortress que é a gestora das patentes. Por exemplo, a Fortress comprou as patentes da Theranos, depois da falência por fraude, e criou a Labrador Diagnostics. Agora, a Labrador Diagnostics está processando empresas que estão fazendo teste de COVID-19 para bloquear suas operações. Link.
Estudo das ‘armas secretas’ de Marketing de Conteúdo em empresas de tecnologia
Pesquisa e estudo interessante sobre melhores práticas de marketing de conteúdo usada pelas empresas de tecnologia. Link para o estudo.
400+ tendências em tecnologia (super relatório)
Relatório bem completa da Future Today Institute com mais de 366 página que mostra de forma bem completa e ampla sobre, praticamente, todas tecnologia e diversas tendências relacionadas a elas. Separe um tempo para ler. Muitos insights! Link para baixar o report.
Quick links
Fintech Brex adquire três startups de tecnologia para aumentar sua oferta de produtos
(MoneyTimes)
Sinqia investirá em Startups através de programa de aceleração
(Startupi)
Case Study: Sequoia Capital - Alguns aspectos que fazem a gestora ser bem sucedida
(AKSHAY MEHRA)
#Resultados divulgados recentemente em Tech no BR
Locaweb - 2019 ($LWSA3)
💰~R$ 386mn de receita líquida (cresc. de +22,5% vs. 2018)
🔁 Receita recorrente de R$ 147mn, ou 84% da receita total (cresc. 59,3% vs. 2108)}
🛒 Receita do segmento de ecommerce cresceu 46% em 2019. O GMV foi +57%.
📈 Margem EBITDA ajust. de 28,7% (vs. 25,0% em 2018)
🏢 Mkt cap R$ 1,9 bn *
Link pro Release de Resultados 4T/2019
XP Inc. - 2019 ($XP)
💰 R$ 5,1bn de receita liq. (72%+ vs. 2018). 67% da receita vem de clientes varejo.
🧑1,7mn de clientes (91%+ vs. 2018)
💲 Ativos sob custódia R$ 409 bn (103%+ vs. 2018)
📈Lucro líquido ajust. de R$1,1mn (119%+ vs. 2018)
🏢 Mkt cap R$ 69,9 bn *
Link pro Release de Resultados 4T/2019
*em 27/03/2020
Essa foi mais uma edição para trazer minha visão do momento e da situação do CoronaVírus e algumas outras leituras interessantes, na minha visão, pro momento.
Até próxima. Sigam fortes e com sabedoria.
Fico feliz em receber feedbacks sobre o que achou de mais essa edição, basta responder este e-mail.
Se gostou, encaminhe para algum amigo/parceiro.
Abraço,
Guilherme Lima (sobre mim)
Nas mídias sociais: Twitter | Linkedin | Medium | Instagram
Desculpe o typos e erros gramaticais, ainda não tenho revisor🤓…
Se não leu as últimas edições, acesse nos links abaixo:
DealflowBR #05 - O que sei e o que acho sobre o momento atual da Crise do Coronavírus
- 14/Mar
DealflowBR #04 - Coronavírus e as Startups, tentativa de disrupção no mercado jurídico e mais...
- 09/Mar
DealflowBR #03 - M&A para Startups, investimento VC vs. outros ativos...
- 02/Mar
DealflowBR #02 - Venture Debt, Lições de Series A à C e mais...
- 17/Fev
DealflowBR #01 - Os resultados das Big Techs e mais...
- 04/Fev